Pará TERPAZ

Usinas da Paz terão software exclusivo para aprimorar gestão

Desenvolvido pela Prodepa, o sistema será utilizado pelas coordenações das UsiPaz e dos Territórios pela Paz

06/04/2022 às 10h20
Por: Reinaldo Barros
Compartilhe:
O lançamento será na Usina da Paz Cabanagem | Rodrigo Pinheiro/Agência Pará
O lançamento será na Usina da Paz Cabanagem | Rodrigo Pinheiro/Agência Pará

Com o objetivo de ampliar a cidadania dos paraenses, a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa) lança na tarde desta quarta-feira (6), na Usina da Paz do bairro da Cabanagem o “Software TerPaz”, que vai auxiliar e facilitar o trabalho nas Usinas da Paz, projeto integrado ao programa Território pela Paz (TerPaz), que proporciona políticas públicas que beneficiam a população.

O sistema, elaborado pela Prodepa, que vem sendo formatado desde 2019, será utilizado pelas coordenações das Usinas da Paz e dos Territórios da Paz, e pela a equipe de gestão da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (SEAC) e dos órgãos parceiros. Entre as principais funcionalidades do sistema, está a realização de agendamentos e o gerenciamento dos espaços onde ocorrerão as atividades para os frequentadores das UsiPaz.

Cada Usina da Paz terá autonomia para administrar seus dados, planejar e coordenar suas atividades. Além disso, a equipe de gestão da SEAC poderá cadastrar projetos, ações e atividades que estarão disponíveis nas Usinas do Ter Paz. Já os órgãos parceiros poderão enviar seus projetos e participar dos programas com mais organização e agilidade.

Usinas da Paz. O software permitirá que os servidores tenham um maior controle sobre as atividades desenvolvidas em cada espaço e também permitirá gerar estatísticas que subsidiem estrategicamente a gestão. Além do mais, o sistema vai possibilitar o controle sobre atividades nas unidades do Ter Paz, visando facilitar os atendimentos realizados.

De acordo com o diretor de Desenvolvimento de Sistemas da Prodepa, Gustavo Costa, o software Ter Paz, é a garantia de um sistema organizado que vai facilitar a gestão nas Usinas da Paz. “Esse novo sistema vai proporcionar ainda mais agilidade, segurança e também qualidade no desenvolvimento dos trabalhos do Ter Paz, uma vez que ele fará a gestão do atendimento, gerando dados para avaliação e melhoria dos serviços oferecidos”, explica o diretor.

Júlio Alejandro Quezada, secretário-adjunto da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (SEAC), lembra que a ferramenta possibilitará que a população, das comunidades locais dos Territórios Pela Paz, possa acessar essa espécie de 'carta de serviços públicos', disponibilizados pelas secretarias; com uma garantia de gestão integrada, simultânea e compartilhada entre as instâncias de gestão da SEAC. “É uma forma de transparência sobre as políticas públicas executadas pelo governo do Estado, promovendo a democratização do acesso à informação e ampliação do exercício da cidadania", informa.

Fonte: Diário do Pará

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários