Belém GRADUAÇÃO

Prefeitura de Belém oferta pela primeira vez na história curso superior na Funbosque

Graduação gratuita na cidade das mangueiras.

06/04/2022 às 08h30
Por: Reinaldo Barros
Compartilhe:
São ofertadas 40 vagas do curso de graduação em geoprocessamento, que vai ocorrer na Funbosque
São ofertadas 40 vagas do curso de graduação em geoprocessamento, que vai ocorrer na Funbosque

Uma conquista histórica para os moradores do distrito de Outeiro. Começaram nesta segunda-feira, 4, as inscrições para o curso de nível superior que será ofertado na Fundação Escola Bosque (Funbosque). Trata-se da graduação em geoprocessamento, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), por meio do Programa Forma Pará.

A Funbosque, em conjunto com a Secretaria Municipal de Administração (Semad), buscou articulação com o Programa Forma Pará, na perspectiva de ajudar e contribuir para a oferta de curso de graduação para os moradores de Outeiro. Esse diálogo com a Sectet resultou na oferta de 40 vagas do curso de graduação em geoprocessamento.

“Muito nos honra abrigar este curso, participar deste momento histórico para a população de Outeiro. Estamos muito felizes com a oferta do Programa Forma Pará, da Secretaria de Ciência e Tecnologia estadual, do curso de geoprocessamento na Funbosque. Buscamos essa articulação na certeza de que o povo das ilhas possui uma capacidade enorme de gerar conhecimento”, declarou o presidente da Funbosque, Alickson Lopes.

Investimentos em educação - A secretária municipal de Administração, Jurandir Novaes, destacou a importância de que um curso superior seja ofertado na Escola Bosque. “A parceria para levar a graduação em geoprocessamento a Outeiro faz parte do Programa de Valorização do Servidor do governo da nossa gente. Nos importamos e investimos na raiz de questões, como a relação entre o desenvolvimento econômico e social e os investimentos em educação", disse.

"Tudo isso impacta na valorização social e humanização da relação entre a gestão pública e os nossos servidores, que também têm tido acesso a esses cursos superiores, além da população como um todo que reside nas áreas distritais de Belém", completou a secretária.

Graduação nos Distritos - A Semad está estabelecendo termo de convênio com o Programa Forma Pará, nos distritos de Outeiro, Mosqueiro e Icoaraci. O Forma Pará conta com a parceria das prefeituras municipais e das Instituições de Ensino Superior (IES).

O coordenador do curso, disse que a expectativa é grande para a realização do curso de geoprocessamento na Funbsoque. “A expectativa é a melhor possível, pela acolhida, por ser um centro de referência em educação e, sobretudo, por proporcionar acesso dos jovens da periferia à Universidade Federal do Pará. Esse, aliás, é um dos grandes feitos desse programa, que é o Forma Pará”.

O profissional em geoprocessamento utiliza sistemas de sensoriamento remoto na produção e interpretação das imagens para coleta de dados sobre uma região, imóveis urbanos e rurais ou para confecção de mapas.

Inscrições - No site da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), entidade organizadora do processo seletivo, os interessados podem ter acesso ao edital e realizar a inscrição. Estão aptos a participar da seleção, os candidatos que concluíram o ensino médio ou equivalente. 

Os candidatos podem se inscrever até às 23h59 do dia 11 de abril. A taxa de inscrição custa 20 reais. Candidatos que não tiverem condições financeiras de pagar o valor podem solicitar isenção.

Bônus - Os candidatos que tenham cursado pelo menos um dos anos do Ensino Médio ou que estejam cursando o último ano em Outeiro, há pelos menos um ano, a contar da data de publicação do edital, terão bônus de 10% na nota da prova objetiva.

Aulão preparatório - A Funbosque está organizando o Aulão Preparatório de Redação, que vai ocorrer aos sábados, de 9h às 12h, nos dias 23 e 30 de abril e 7 de maio. O período de inscrição ocorre de 7 a 14 de abril, na sala da Coordenação de desenvolvimento Comunitário (CDC), nos horários de 9h às 12h e de 14h às 16h.

Texto: Agência Belém

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários