Saúde Maranhão

SES realiza torneio de futebol em alusão à Campanha Novembro Azul

A ação teve como objetivo ampliar a visibilidade à saúde masculina e à prevenção dos cânceres de próstata, pênis e outras doenças.

20/11/2021 às 17h05
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
IV Torneio de Futebol da SES (Foto: Ilano Lima)
IV Torneio de Futebol da SES (Foto: Ilano Lima)

Em alusão a Campanha Novembro Azul, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, neste sábado (20), o IV Torneio de Futebol da SES, competição realizada entre os servidores do órgão. A ação teve como objetivo ampliar a visibilidade à saúde masculina, ao cuidado integral, à prevenção e ao tratamento dos cânceres de próstata, pênis, boca e de outros tipos de doenças. 

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, participou da atividade e ressaltou a importância da conscientização geral sobre a saúde integral do homem. “O Novembro Azul, mais do que a prevenção contra o câncer de próstata e pênis é o cuidado com a saúde integral do homem, esse é o ponto, trabalharmos a prevenção o tempo todo. E a prática de esportes não é apenas uma atividade lúdica, é também uma atividade de saúde e nada melhor que o nosso tradicional campeonato para celebrar esse mês”, destacou o secretário.

De acordo com a chefe do Departamento de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da SES, Claudiana Cordeiro, a atividade funciona como um alerta para a importância da prática de atividade física.

“Praticar atividade física é importante não só na prevenção do câncer de pênis e de próstata, mas também de outros agravos relacionados à saúde do homem. A ideia é chamarmos a atenção dos homens que trabalham conosco na Secretaria de Saúde, para que eles também possam ter o autocuidado e trabalhar na questão da prevenção”, pontuou Claudiana Cordeiro. 

Quatro times participaram do torneio que teve como campeão o time El-Shadai F.C., que venceu o time Conectainfor por 1×0. Na terceira colocação ficou o time Almere F.C. e em quarto lugar o time ERFC – Transportes. 

IV Torneio de Futebol da SES (Foto: Ilano Lima)

A prática do autocuidado foi ressaltada pelos participantes do torneio. “O esporte é importante para a qualidade de vida e a saúde. E quando se fala na Campanha Novembro Azul, o esporte tem tudo a ver não só com a saúde mental e física mais também com aquilo que diz respeito à quebra de paradigmas e de preconceitos que ainda existe muito no universo masculino quando se fala de exames preventivos”, afirmou Samuel Rodrigues da Silva, motorista da SES, que competiu pelo time El-Shadai F.C. campeão do torneio. 

Novembro Azul

Este ano, a Campanha Novembro Azul, tem como tema “Cuidado, Prevenção e Saúde” e as ações acontecem simultaneamente em todas as unidades da rede estadual de saúde, com ampliação ao acesso a exames e às consultas especializadas em prevenção ao câncer.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários