Saúde Maranhão

Governo leva a 5ª edição do Programa Mais Saúde Animal para a Raposa

A ação foi realizada em parceria com o poder público municipal e promoveu ações de saúde animal para o combate de duas zoonoses endêmicas no Maranhão: leishmaniose e raiva, oferecendo 130 consultas gratuitas.

20/11/2021 às 14h25
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
Tutores intensificam cuidados com os pets no Mais Saúde Animal (Foto: Ilano Lima)
Tutores intensificam cuidados com os pets no Mais Saúde Animal (Foto: Ilano Lima)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, realizou, neste sábado (20), a 5ª edição do Programa Mais Saúde Animal, beneficiando desta vez os pets da Raposa. A ação foi realizada em parceria com o poder público municipal e promoveu ações de saúde animal para o combate de duas zoonoses endêmicas no Maranhão: leishmaniose e raiva, oferecendo 130 consultas gratuitas. 

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, ressaltou os avanços na política de cuidado dos animais e no controle das zoonoses. “Sabemos da importância que tem os pets hoje e para muitos eles são considerados como filhos. Então precisávamos avançar nesses serviço em parceria com os municípios. Este é o primeiro Mais Saúde Animal fora de São Luís e pretendemos alcançar outras cidades também”, afirmou o secretário Carlos Lula. 

Além das consultas, também foram disponibilizadas 2 mil doses de vacina antirrábica em livre demanda, testagem rápida para leishmaniose visceral canina (calazar), além de distribuição de 100 coleiras para animais com resultado negativo.

“Hoje o município de Raposa tem o grande prazer de realizar parcerias como essa com o Governo do Estado, através do secretário Carlos Lula, que tem feito a diferença, trazendo grandes ações de saúde para o município, beneficiando toda a população da nossa cidade”, disse o secretário Municipal de Saúde de Raposa, Romilton Froes.

Os atendimentos do Programa Mais Saúde Animal, foram oferecidos na Unidade Integrada Sarney Filho, localizada na Estrada da Raposa. Os primeiros tutores chegaram com seus pets ao local bem antes do início do atendimento, que começou às 8h.

A fisioterapeuta Tássia Raquel de Carvalho, de 29 anos, é tutora da cachorrinha Pipoca e aproveitou a ação para trazer a sua pet para uma consulta, pois ela está apresentando problemas de saúde. “A pipoca está apresentando problemas dermatológicos e de visão, por isso aproveitei a ação para ela consultar com um especialista. Essa ação é muito importante pois não teria dinheiro para pagar um veterinário particular”, comenta a tutora Tássia de Carvalho. 

Outra tutora que aproveitou a oportunidade foi a dona de casa Carina Aguiar Costa, de 30 anos. Tutora da gatinha que atende pelo nome de Neném, Carina destaca a importância da ação voltada para os moradores da Raposa.

“Minha gatinha está apresentando problemas dermatológicos e aqui na Raposa o acesso a esses especialistas é muito difícil. Estava esperando uma ação como essa para ter a oportunidade de consultá-la”, diz a tutora Carina Costa.

O deputado estadual Duarte Júnior também acompanhou as ações do Mais Saúde Animal, em Raposa. 

Tutores intensificam cuidados com os pets no Mais Saúde Animal (Foto: Ilano Lima)

Atendimentos

Os animais com consulta agendada foram submetidos a testagem. Quando o resultado foi negativo para Calazar, uma coleira específica que auxilia na proteção contra o mosquito transmissor da doença foi doada.

“As ações do Programa Mais Saúde Animal oferecem serviços gratuitos e de qualidade. Fazendo essas ações também estamos trabalhando a saúde da população, porque essas são zoonoses transmissíveis do animal para o homem”, explica a veterinária e responsável técnica do Mais Saúde Animal da Raposa, Celma Soares. 

Ao chegar no local, os animais com consulta previamente agendada foram submetidos à testagem. Em casos de resultado negativo para Calazar, uma coleira específica que auxilia na proteção contra o mosquito transmissor da doença foi doada. 

As ações do Programa Mais Saúde Animal também já beneficiaram os bairros do Anjo da Guarda, Cidade Olímpica, Cohatrac e Coroadinho.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários