Geral Maranhão

Governo do Estado entrega Sistema de Abastecimento de Água em Riachão

Este é o terceiro Sistema de Abastecimento que será entregue em Riachão.

20/11/2021 às 12h15
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
Entrega beneficia famílias que enfrentam longas distâncias em busca de água (Foto: Magno Romero)
Entrega beneficia famílias que enfrentam longas distâncias em busca de água (Foto: Magno Romero)

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), entregou na sexta-feira (19) o Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SSAA) em Riachão, no bairro do Aeroporto. A ação faz parte do Programa Água Para Todos e sua inauguração vai auxiliar famílias que enfrentam longas distâncias em busca de água, promovendo melhor qualidade de vida para atividades domésticas e para a pequena produção agrícola, o que se traduz no resgate da cidadania e geração de renda. Este é o terceiro Sistema de Abastecimento que será entregue em Riachão. Durante a entrega do sistema de água, o secretário Márcio Honaiser destacou as ações realizadas no município. 

“Como secretário da Sedes tivemos a felicidade de trazer para Riachão o programa Mais Renda, estamos concluindo a reforma do CRAS, uma porta importante para a política social e hoje a entrega do sistema de Água Para Todos. Vocês podem continuar contando com o meu apoio, ajuda e esforço para poder cada vez mais fazer Riachão ser a cidade que sonhamos” disse o secretário. 

O senador Weverton Rocha, que acompanhou a entrega, ressaltou a importância do trabalho realizado em Riachão e a parceria entre os gestores municipais e o Governo do Estado. “É através das parcerias que construímos as soluções. Um exemplo observamos aqui com a parceria entre o município e o Estado, através da Sedes. O resultado é a entrega desta importante obra para Riachão. Parabéns a todos os gestores envolvidos”, relatou Weverton Rocha.

Outro ponto fundamental no Programa Água para Todos é que auxilia nos cuidados com a saúde. Neste período de pandemia, o cuidado com a higiene é ainda mais importante na prevenção do coronavírus (Covid-19). Ter água potável é fundamental para garantir uma boa higiene, para as famílias e as comunidades rurais em situação de vulnerabilidade social.

O prefeito de Riachão, Ruggero Felipe, agradeceu ao secretário Márcio Honaiser por levar água para o município. “Nós sabemos das dificuldades para realizar este trabalho, mas agora conseguimos acabar com a escassez de água. Agradeço ao deputado Márcio Honaiser, por estar sempre colaborando com Riachão. Como ele disse: água é vida e com água temos mais dignidade e evolução para o nosso povo”, relatou Ruggero Felipe.

Ação faz parte do Programa Água Para Todos (Foto: Magno Romero)

O representante da comunidade, José Luís de Nazaré de Sousa, que esteve presente na entrega do sistema, enfatizou a época em que os moradores do bairro do Aeroporto carregavam água no balde. 

“Muito obrigado Márcio Honaiser pela coragem em nos ajudar, por trazer água para nossa comunidade. Solicitamos e fomos atendidos. Estou emocionado, porque lembro que durante anos tivemos que carregar água no balde, o nosso setor não tinha o privilégio de ter água chegando em casa” disse José Luís.

O sistema simplificado entregue hoje é composto por poço artesiano, reservatório de água com estrutura de concreto, caixa d’água, redes de distribuição principal e secundárias, além de ligações domiciliares.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários