Saúde Maranhão

Blitz Novembro Azul realiza agendamento de consultas urológicas na rede estadual de saúde

As ações do Novembro Azul para este ano têm como principal característica a ampliação da oferta de consultas. São 500 agendamentos extras com médico urologista.

19/11/2021 às 16h45
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
Ações preventivas do Novembro Azul na Praça Deodoro com agendamento de consultas urológicas (Foto: Ilano Lima)
Ações preventivas do Novembro Azul na Praça Deodoro com agendamento de consultas urológicas (Foto: Ilano Lima)

Buscando sensibilizar e orientar sobre os benefícios do cuidado integral com a saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu, nesta sexta-feira (19), a Blitz Novembro Azul, na Praça Deodoro, em São Luís. A ação faz parte da programação do Novembro Azul, que fortalece o cuidado, prevenção e saúde do público da campanha. Cerca de 60 consultas urológicas foram agendadas durante a ação.

“A ação, sobretudo, buscou a conscientização e divulgação da Campanha Novembro Azul, cujo foco está na sensibilização do público masculino quanto à saúde do homem e o atendimento médico de modo preventivo. Dessa forma, queremos transformar a cultura no que diz respeito ao comportamento do homem quanto a própria saúde, como também gerar acessibilidade com a marcação de consulta, com dia e hora agendados”, disse o superintendente de Acompanhamento à Rede de Serviços da SES, Candilberto Filho.

As ações do Novembro Azul para este ano têm como principal característica a ampliação da oferta de consultas. São 500 agendamentos extras com médico urologista para a realização de exames e diagnóstico tanto na capital São Luís, como em unidades da rede SES localizadas no interior do Maranhão.

O segurança de carro forte Luís Carlos Gonçalves, de 47 anos, estava passando pela praça quando observou a mobilização. “Iniciativas assim são muito importantes, pois ainda existe muita resistência por parte dos homens. Então é muito positivo que serviços como esse estejam cada vez mais acessíveis às pessoas, onde elas também podem utilizar como check-up geral da saúde ao invés de só procurar ajuda quando as coisas já estão ruins”.

O professor particular Francisco Almeida, de 46 anos, destacou a facilidade para agendamento da consulta urológica na ação. “É muito bom poder marcar a consulta aqui mesmo porque dá mais comodidade para nós, evita que fiquemos em filas e percamos tempo no dia. Assim, é uma oportunidade que está sendo dada para sensibilizar os homens para que busquem atendimento e tratamento, já que se trata de uma doença que tem cura se identificada cedo”, disse. 

Francisco Almeida participou da Blitz Novembro Azul (Foto: Ilano Lima)

Cerca de 60 agendamentos foram realizados para consulta com médico urologista na Policlínica Diamante. Para o atendimento, que ocorrerá nos dias 23 e 24 de novembro, os pacientes devem chegar com uma hora de antecedência e portando documento de identidade e cartão do SUS.

Na capital, as consultas urológicas serão feitas na Policlínica Diamante, enquanto que os procedimentos cirúrgicos, para aqueles que necessitarem de intervenção, acontecerão nos Hospitais Aquiles Lisboa (HAL) e Dr. Carlos Macieira (HCM). No interior do estado, os atendimentos estão disponíveis nos Hospitais Regional de Timon, Macrorregional de Caxias e o Regional de Timbiras.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários