Saúde Maranhão

Governo leva serviços do Programa Saúde na Praça ao município de São Domingos do Azeitão

As triagens e consultas médicas estão sendo realizadas na Escola Municipal Dr. Paulo Ramos e os procedimentos realizados no Hospital Municipal de São Domingos do Azeitão.

18/11/2021 às 14h55
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
Secretário Carlos Lula dialogou com a população e profissionais de saúde durante a ação (Foto: Rogerio Sousa)
Secretário Carlos Lula dialogou com a população e profissionais de saúde durante a ação (Foto: Rogerio Sousa)

As ações do Programa Saúde na Praça, realizado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), seguem alcançando mais municípios maranhenses. Os serviços oferecidos pelo programa alcançaram, nesta quarta (17) e quinta-feira (18), o município de São Domingos do Azeitão, com triagens e cirurgias de catarata, pterígio e retina. O objetivo da ação é atender cerca de 200 pacientes.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, esteve presente na ação e destacou a confiança da população na efetividade do atendimento do Programa Saúde na Praça.

“Esta é mais uma etapa desse programa que se tem se tornado febre no Maranhão e que vamos realizar no estado inteiro. Estamos em São Domingos do Azeitão recebendo pacientes da cidade e da região. As pessoas que chegam aqui e passam pela triagem já estão realizando os seus procedimentos. Isso é mais agilidade e eficiência na saúde pública”, afirmou o secretário Carlos Lula.

Entre os pacientes atendidos em São Domingos do Azeitão está a dona Maria Ivanilda. A aposentada de 74 anos é moradora da cidade de São Félix de Balsas e conta que aproveitou para realizar a sua cirurgia de catarata. “Tenho indicação de cirurgia para os dois olhos. Não consegui fazer por conta da pandemia. Hoje estou aproveitando para realizar o meu procedimento”, contou a aposentada.

Outra pessoa que aproveitou a ação foi o professor Helton de Oliveira Barros, 38 anos, morador de São Domingos do Azeitão. “Ando com a vista muito embaçada e como hoje [quarta] eu soube que estavam fazendo avaliação oftalmológica aproveitei para vir aqui e saber se o que estou sentindo é grave ou não”, disse o professor.

As triagens e consultas médicas estão sendo realizadas na Escola Municipal Dr. Paulo Ramos e os procedimentos realizados no Hospital Municipal de São Domingos do Azeitão. “Essa ação é muito importante e nunca tinha acontecido na nossa região. Fizemos a solicitação e fomos agraciados com esse projeto da Secretaria de Estado da Saúde em tempo recorde. A população de São Domingos do Azeitão fica extremamente feliz com isso”, comemorou o prefeito da cidade, Júnior do Posto.

Saúde na Praça no município de São Domingos do Azeitão (Foto: Rogerio Sousa)

De acordo com o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Marcos Grande, o Programa Saúde na Praça tem se consolidado como um instrumento do Estado para diminuir os efeitos da pandemia. “Dessa forma, o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, e a Emserh em parceria com os municípios maranhenses estão levando para a população uma saúde pública de qualidade”, disse.

Saúde na Praça

O Programa Saúde na Praça foi iniciado em 14 de agosto de 2021 em São Luís, foi expandido para o interior do estado e já realizou mais de 54.052 atendimentos.

Além de São Domingos do Azeitão, já foram beneficiadas com as ações do programa as cidades de São Luís, Ribamar, Raposa, São João dos Patos, Sucupira do Riachão, Santa Inês, Pirapemas, Cantanhede, Coroatá, Miranda do Norte, Imperatriz, Lago da Pedra e Timbiras.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários