Geral Maranhão

Seplan do Maranhão recebe equipe da Seplan da Bahia

A equipe da Seplan da Bahia discutiram e conheceram um pouco mais sobre as ações da Seplan maranhense e os avanços do planejamento e orçamento.

18/11/2021 às 14h50
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
A equipe da Seplan maranhense recebeu uma equipe da Seplan baiana nesta quarta-feira (17). (Foto: Divulgação)
A equipe da Seplan maranhense recebeu uma equipe da Seplan baiana nesta quarta-feira (17). (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan) recebeu, nesta quarta-feira (17), uma equipe da Seplan do Estado da Bahia, onde, na oportunidade, discutiram e conheceram um pouco mais sobre as ações da Seplan maranhense e os avanços do planejamento e orçamento.

O superintendente de Programas da Seplan, Raphael Vidal, coordenou a visita e apresentou as principais ações desenvolvidas pela Secretaria. Durante a reunião, as representantes da Seplan da Bahia, Nicia Moreira e Fabiana Matos, puderam conhecer mais profundamente acerca de temas como elaboração do Plano Plurianual, gestão do PPA, planejamento, logística, capacitação e monitoramento contínuo de ações e programas. Participaram ainda do encontro, a superintendente de Normas, Juliana Alves; o assessor técnico Marco Aurélio Martins e a gestora do sistema de planejamento e orçamento da Seplan, Graça Ximenes.

Para Nicia Moreira, assessora técnica da Seplan da Bahia, a troca de experiências foi bastante valiosa para ambas as partes, além do conhecimento sobre o programa do Orçamento Participativo, que ainda não existe na Bahia. “Estamos revendo nossa metodologia para 2022 e formamos um grupo operacional para isso, e aí decidimos que seria necessário conhecer outras experiências do PPA. Escolhemos o Maranhão pelo seu grande número de prêmios, por aprimoramentos recentes, e aproveito para destacar e agradecer a hospitalidade de vocês, atenção, preparo do material e organização. Fiquei impressionada com a experiência do Orçamento Participativo, pois ainda não temos lá na Bahia, e seria um projeto para propormos lá. Gostei muito dos painéis expostos, da organização, estrutura, trabalho, ações, enfim, são muitas informações positivas, o monitoramento e acompanhamento que a equipe faz dessas ações é impressionante. Sem dúvida nenhuma, são conhecimentos e ensinamentos que vamos levar para Salvador para aprimorar também os nossos projetos”, ressaltou a servidora.

Já na parte da tarde, as equipes das Seplans participaram de um encontro com Dionatan Carvalho, presidente do IMESC, onde tiveram a oportunidade de saber mais sobre os trabalhos do planejamento estadual, como o Zoneamento Econômico (ZEE), Ecológico dos Biomas Amazônia e Cerrado, do Sistema Costeiro e a participação do IMESC no processo de elaboração do PPA, Promunicípios e Orçamento Participativo. Outra pauta importante, e finalizando o dia de atividades, foi a visita na Escola de Governo, onde foram recebidos pelo presidente da EGMA, Odair José.

Na vistoria, elas conheceram toda a estrutura da Escola, como o auditório, as salas de aula, laboratório de informática, os espaços de convivência, além das futuras instalações do estúdio da EGMA. De acordo com Raphael Vidal, o encontro foi bastante positivo, e elogiou também o trabalho desenvolvido pela equipe da Seplan baiana. “Foi uma ótima oportunidade de troca de conhecimento, uma vez que o Estado da Bahia está bastante alinhado ao nosso trabalho do ponto de vista de buscar constantemente melhorias conceituais e processuais nas áreas comuns de interessante. E aproveito também para dizer que a Seplan do Maranhão está de portas abertas para novas visitas e discussão dos avanços do planejamento”, reiterou Raphael Vidal.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários