Direitos Humanos Maranhão

Governo realiza XIV Conferência Estadual de Assistência Social

O tema central deste ano é “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir a proteção social”.

17/11/2021 às 16h15
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
Abordando temas como financiamento público, desigualdade e proteção social, a Conferência acontecerá até sexta-feira (19). (Foto: Divulgação)
Abordando temas como financiamento público, desigualdade e proteção social, a Conferência acontecerá até sexta-feira (19). (Foto: Divulgação)

Acontece, até a sexta-feira (19), a XIV Conferência Estadual de Assistência Social. A solenidade de abertura foi realizada na última terça-feira (16) e contou com a presença do vice-governador Carlos Brandão e da subsecretária da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), Larissa Abdalla, além do presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Jairo Dias. O evento é uma promoção da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), através da Secretaria Adjunta de Assistência Social da Sedes (SAAS), juntamente com o Conselho Estadual de Assistência Social.

Este ano, a conferência tem como tema central “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir a proteção social”.

O vice-governador Carlos Brandão destacou que o evento oportunizou ouvir, dos delegados municipais, cada prioridade e principais demandas para que possam ser implementadas pelas políticas estaduais. “Cada um dos municípios fez sua discussão, elegeu suas prioridades, e hoje a gente veio debater uma política estadual. Acabamos de aprovar uma lei do SUAS que vai beneficiar as políticas sociais”, disse o vice-governador.

A subsecretária da Sedes, Larissa Abdalla, lembrou da relevância da Conferência, que conta com a presença de delegados e conselheiros municipais para discutir temas como o fortalecimento do SUAS.

“Este evento tem como finalidade discutir os mais relevantes temas sobre o fortalecimento da Política da Assistência Social. Com mais de 300 participantes e ao longo desses três dias, vamos discutir o SUAS, gestão do SUAS, cofinanciamento, orçamento, o papel da política social: temas absolutamente relevantes e atuais na área da Assistência Social que serão deliberados nesta Conferência e apresentados durante o Congresso Nacional de Assistência Social”, explicou a subsecretária.

O presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Jairo Dias, destaca a importância da Conferência principalmente para delegados, conselheiros e poder público para deliberação das propostas da Política de Assistência Social. 

“Estamos realizando a XIV Conferência com a presença dos membros importantes da sociedade civil e poder público para deliberarmos sobre as propostas de melhorias para as pessoas que realmente precisam e, assim, avançarmos na Política do Sistema Único de Assistência Social”, comentou Jairo Dias.

O encerramento do primeiro dia de evento contou com a Conferência Magna da professora titular da Universidade Católica de São Paulo, Aldaíza Sposate, que parabenizou o Maranhão pelos avanços e conquistas na política de Assistência Social. “O Maranhão vem sendo o pioneiro no quesito de avanço das políticas de Assistência Social, com a aprovação da lei do SUAS, além da realização das Conferência com a presença dos atores principais do Sistema SUAS”.

A conferência acontece até sexta-feira (19), com várias discursões, como a Política de Assistência Social e seus avanços. A Conferência está sendo feita no formato híbrido, e as pessoas podem assistir através da página da sedes no Youtube, no endereço Sedes Gov MA ou no link: https://www.youtube.com/channel/UC4DUfg_1x-dLDiSdpIywytA

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários